sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Estudo de estruturas

Estes são exercícios técnicos em óleo com preto, branco e um terra, com a finalidade de estruturar esculturalmente o desenho, as grandes massas que se encontram na base, visando a incidência de luz, a matéria do objeto e o trabalho de borda. Todos foram feitos a partir de referências de fotos de jornal ou revista.

O desafio desse modelo foi manipular a pouca variação tonal, mantê-la assim, e ainda sim gerar um certo movimento.


No livro Oil Painting Techniques and Materials, Harold Speed trata da abordagem técnica utilizada por Velásquez e de seu esforço em fazer uso das bordas internas suaves e do desfoque. Tentei me guiar pelo mesmo conceito, usando massas abertas, sem recorrer aos accents contrastantes muito escuros e manter a leitura bem flutuante.
Nessa abordagem, procurei focar mais o uso de temperatura adicionando o pigmento venetian red.


A questão desse exercício foi como trabalhar a sobreposição dos planos menores sobre as grandes massas tentando atingir maior densidade e textura de pele pela variação de borda.


Foi utilizada como modelo a foto de uma peça de bronze feita por Nicolai Fechin, pintor russo erradicado nos EUA. Achei bem atraente este tipo de incidência de luz e a topografia da cabeça. Queria atingir mais matéria e compreender melhor a manipulação da consistência da tinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário